Especial Semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Você sabia que segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, a humanidade produz 2 bilhões de toneladas de lixo por ano? Na Espaçolaser, com nosso processo de depilação a laser, evitamos que muitos resíduos sejam descartados no meio ambiente. Mas para onde você acha que vai todo aquele lixo que falamos no início do parágrafo? 

Hoje, há uma preocupação mundial com a preservação do meio ambiente. A todo momento emergem discussões sobre como diminuirmos a geração de lixo, e a urgente consciência de que quando geramos resíduos temos que saber como tratá-los, ou seja: o que fazer com nosso lixo, dando a ele uma destinação correta. Só para dar um exemplo, infelizmente até hoje o Brasil possui muitos lixões, que são um jeito muito defasado para tratar o lixo, e os nossos aterros sanitários são insuficientes e inadequados para o descarte seguro de todo o lixo que produzimos. 

Diante dessa realidade, e das inquietações e questionamentos que o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, desperta, preparamos uma série de atividades ao longo de uma semana, para falarmos sobre sustentabilidade, preservação ambiental, e discutirmos caminhos sustentáveis para a humanidade, como processos pouco poluentes e a beleza do bem. São conteúdos enriquecedores, que buscamos compartilhar com todos os que nos acompanham.

 

Live do Meio Ambiente e Sustentabilidade

No dia 02/06/2020 realizamos uma live pelo Instagram da Espaçolaser - @espacolaser - tendo como convidado de honra o ambientalista, consultor e advogado Fábio Feldmann, que conversou com nosso diretor Paulo Morais sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Feldmann é autor do primeiro Projeto de Lei sobre Licenciamento Ambiental do país, de 1988, foi criador do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas no ano 2000 e tem uma atuação importante em várias legislações brasileiras. Além disso, tem larga experiência com a sociedade civil e participou de importantes entidades não governamentais, como Greenpeace e Fundação S.O.S Mata Atlântica.

Fábio falou conosco, de forma muito clara, sobre os altos índices de desmatamento da mata atlântica e da Amazônia, com o preocupante aumento da poluição e extinção de animais silvestres, a triste realidade brasileira da grande geração de lixo e falta de descarte e tratamento adequados, o alto índice de lixo descartado nos oceano, e a importância do foco na sustentabilidade tanto na produção quanto no consumo. Como exemplo, no informou que praticamente e todo o lixo das cidades litorâneas é despejado no mar, causando a morte de animais e de todo um ecossistema. E que, se não invertermos essa tendência de acumulação de dejetos, em pouco tempo teremos mais lixo do que peixes no mar.

Caminhos para a Preservação

Feldmann também nos forneceu alguns importantes insights do que será inevitável mudarmos para alcançarmos o sucesso na conservação ambiental, como a substituição do uso do combustível fóssil -  o petróleo; a urgente necessidade de diminuição da emissão de gases que causam efeito estufa – com diminuição de queimadas e desmatamentos; diminuição no consumo e uso de embalagens plásticas e de veículos motores; e que temos que produzir bens e serviços que emitam cada vez menos poluição, com o uso de novas tecnologias. 

E por fim, Feldmann nos deu dicas de boas práticas para todos, como: defender a questão ambiental e a sustentabilidade de forma contínua, como questão de cidadania; como consumidores, escolherem produtos e serviços de empresas que se preocupam com o meio ambiente; educar as crianças e ajudá-las a crescer com a realidade da importância sobre a preocupação ambiental. 

Agradecemos, mais uma vez, ao Fábio Feldmann por sua presença em nossa live no Instagram e por sua generosidade em dividir conosco tanto conhecimento que ele possui sobre meio ambiente e preservação ambiental. Se quiser rever esse conteúdo, ele está publicado no Instagram @espacolaser.

Além desse encontro, realizamos outras atividades importantes durante a semana que passou e marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente, assunto para próximas postagens.

Até breve!